Drª Ângela Maria Pinheiro

Tema: O que é ler e compreender? Destrinchando as funções e

disfunções neurocognitivas da leitura


Possui graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais);

Mestrado em Psicologia Educacional (University of Glasgow/Escócia);

Doutorado em Psicologia Cognitiva (University of Dundee/Escócia);

Pós-doutorado na Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen/Alemanha;

É professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua, na área de Processos Cognitivos Básicos com ênfase em: 1) desenvolvimento da leitura e da escrita; 2) construção de medidas de reconhecimento de palavras e de compreensão leitora; e 3) dislexia do desenvolvimento. É coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Avaliação Cognitiva da Leitura e da Escrita". Recentemente tem também se dedicado ao treinamento de pais sobre com estimular a linguagem de seus filhos e à formação de professores do Ensino Básico sobre como alfabetizar todas as crianças, com especial foco no ensino daquelas com dificuldades gerais e específicas de leitura e de escrita;

Nesse sentido, é coordenadora da plataforma DislexiaBrasil (dislexiabrasil.com.br) e do curso a distância "Dislexia: causas e consequências (DCC)", ministrado no Departamento de Psicologia, UFMG, para alunos de psicologia, de pedagogia e de áreas afins e para professores do ensino básico, em fluxo contínuo, no Centro de apoio à educação a distância (CAED/UFMG);

Em 2014 presidiu o World Dyslexia Forum II, realizado na UFMG. É consultora e Membro de Honra do corpo de diretores da Dyslexia International.


Desenvolvido por POD Marketing Digital - © 2018 Todos os Direitos Reservados