Dr. Fernando Capovilla

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Durante toda seu percurso profissional o Dr. Fernando Capovilla se dedicou a busca de respostas para favorecer a melhoria da qualidade de vida de pessoas.
Psicólogo (1982) e Mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (1984), Ph.D. em Psicologia Experimental pela Temple University of Philadelphia (1989), com medalha de Outstanding Achievement Award pela Pennsylvania Psychological Association, e Livre Docente em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000), com tese em Lexicografia e Lexicologia de Libras.
Ex-professor de universidades como Temple University, UERJ, UEL, UnB, UFU e PucCamp. Professor Titular (MS-6) do Instituto de Psicologia da USP, e orientador de mais de 60 dissertações e teses de Mestrado e de Doutorado em Psicologia Experimental.
Chefe do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental (Lance), do Laboratório de Tecnologia e Reabilitação Cognitiva, e do Centro de Atendimento Clínico em Distúrbios de Comunicação e Linguagem do Instituto de Psicologia da USP. Possui 3.958 citações, índice h = 29, índice i10 = 93.
Editor International Jourbal of Psychology and Neurosciences.
Diretor Científico da Associação Brasileira de Dislexia.
Coordenador nacional de inclusão e alfabetização da Capes.
Consultor científico de CNPq, Capes, Fapesp, Faperj, Inep e NIMHCD.
Coordenador do Programa de Avaliação Nacional do Desenvolvimento do Escolar Surdo Brasileiro (Pandesb) financiado por CNPq, Capes, e Inep, que mapeou os parâmetros normativos de desenvolvimento linguístico de 9.200 surdos de 15 estados brasileiros em compreensão de sinais de Libras, leitura alfabética (decodificação e reconhecimento visual de palavras), compreensão de textos, qualidade ortográfica da escrita, competência de leitura orofacial, e vocabulário em Português por leitura orofacial, que revelou que surdos se desenvolvem mais e melhor em escolas bilíngues.
Coordenador do Sistema de Avaliação de Escolas de Surdos na Prova Brasil em Libras, no Observatório da Educação, financiado pelo consórcio entre Capes e Inep.
Autor de mais de 50 livros e de 400 trabalhos científicos publicados, e coautor de 200 sistemas especialistas de multimídia para diagnóstico, comunicação e reabilitação cognitiva em distúrbios neuromotores (e.g., paralisia cerebral e esclerose lateral amiotrófica), neurolinguísticos (e.g., dislexia e afasia) e neurossensoriais (e.g., surdez congênita profunda).Autor laureado pela Câmara Brasileira do Livro. Consultor de Secretarias de Educação nas áreas de alfabetização e inclusão escolar. Coautor de vários livros
Membro da Comissão Internacional de Especialistas em Alfabetização da Câmara dos Deputados.
Membro fundador da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Research Fellow do NIMHCD.
Autor laureado pela Câmara Brasileira do Livro. Consultor de Secretarias de Educação nas áreas de alfabetização e inclusão escolar. Coautor de vários livros
Por estas atuações entre outras muitas qualidades deste profissional de relevância, a partir do próximo ano os prêmios Inovação Científica e Excelência Metodológica do Brain Connection recebem o nome PRêMIO FERNANDO CAPOVILLA.


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