Dr. Jaime Zorzi

Tema: Alfabetização na perspectiva da BNCC


Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Ex-Conselheiro do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 2ª REgião e Diretor Tesoureiro do Conselho Federal de Fonoaudiologia, gestão 2010/2013. Atua, clinicamente, desde 1977, atendendo pacientes com alterações da linguagem oral, escrita e aprendizagem. Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção clínicas, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica. Trabalhou em escola de educação infantil criando programas pedagógicos e supervisionando professores. Na área acadêmica, foi professor de cursos de graduação em fonoaudiologia na PUCSP e na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. No campo da pós-graduação, atua no CEFAC Pós-Graduação em Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização nas áreas da Fonoaudiologia e Educação. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional, com enfoque principalmente no desenvolvimento de propostas para facilitar a alfabetização de alunos com problemas de aprendizagem. Seu protocolo para avaliação de desempenho ortográfico e seu programa de ensino de ortografia têm sido sistematicamente utilizados por educadores da rede pública e privada, psicopedagogos e fonoaudiólogos. É diretor fundador do Instituto CEFAC, instituição na qual coordena o trabalho de avaliação multidisciplinar e dirige o atendimento de crianças com histórico de fracasso escolar. Participante do Projeto Solar Ear de fabricação de aparelhos auditivos de baixo custo e com bateria recarregável. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a àrea da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010.



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